Avaliação do Ciclo de Vida

Entenda os impactos ambientais do seu produto, desenvolva soluções mais sustentáveis e comunique os resultados através de um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida.

Quem está com a Upcycle

Conheça os clientes e parceiros com quem trabalhamos para promover a ACV

Todos os logotipos são de direitos autorais das empresas.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica normatizada pelas normas ISO 14040 e 14044 que estuda os aspectos e impactos ambientais de um produto ou serviço. Estudos de ACV ajudam as empresas a entender os principais impactos ambientais e suas causas através de uma análise de todo o ciclo de vida do produto, indo da extração de matéria prima até a disposição final. Além disso, é possível fazer comparações de produtos e cenários para auxiliar na tomada de decisão, respondendo a perguntas como: Qual produto tem o melhor desempenho ambiental? 

Melhoria do desempenho ambiental de processos e produtos

Comunicação transparente

Norma e metodologia reconhecida intenacionalmente

Decisão baseada em dados

Como funciona

Um estudo de ACV, de acordo com a ISO 14040, possui 4 etapas:

1. Definição de objetivo e escopo

Neste momento é definido o objetivo do estudo, identificar os principais impactos e suas causas visando melhorias, comparar o desempenho de produtos, obter certificação ambiental, dentre outros. Além disso, definimos o escopo: levantamos características do produto e de seu ciclo de vida, metodologias de avaliação de impacto ambiental e outros elementos seguindo a norma ISO 14040. 

2. Inventário do ciclo de vida

Após a definição de objetivo e escopo, damos início a fase de inventário do ciclo de vida, onde os dados são coletados e tratados, seguido da modelagem do ciclo de vida. A partir do modelo de inventário, é possível quantificar os consumos de materiais e energia e as emissões de todo o sistema.

3. Avaliação de impactos ambientais

A partir dos dados de inventário, é realizada a etapa de avaliação de impacto, onde calculamos os impactos ambientais do produto. É possível utilizar diversas metodologias de avaliação de impacto, e apoiamos sua empresa na escolha mais adequada, bem como dos indicadores, como pegada de carbono, pegada hídrica, toxicidade, dentre outros. Durante essa fase é realizada também a análise de contribuição, que identifica os processos que mais contribuem para o impacto ambiental, e, caso seja objetivo do estudo, os resultados da comparação de produtos.

4. Interpretação

Na última fase, analisamos os resultados frente aos objetivos do estudo. Insights para melhoria de processos e produto, substituição de materiais, bem como comprovar o melhor desempenho ambiental em estudos comparativos para comunicação, seguindo normas da ISO com reconhecimento internacional.

Nossas soluções

Consultoria

Realizamos todo o estudo de ACV do seu produto, como uma equipe especializada, software e base de dados necessárias para sua necessidade. Indicado para empresas que precisam de resultados rápidos, estudos complexos ou obtenção de declaração ambiental de produto.

Inventário do ciclo de vida

Através de uma assessoria especializada, nossa equipe de especialistas vai preparar sua empresa para. Indicado para empresas que querem realizar internamento os estudos de ACV, e precisam estruturar uma equipe para realizar estudos de ACV e querem acompanhamento de especialistas durante o primeiro estudo.

Cursos in Company

Capacitamos sua equipe de sustentabilidade para realizar estudos de ACV. Indicado para empresas que querem realizar estudos internamente e pretendem fazer uso intensivo da ferramenta.

Quer entender mais como um estudo de ACV pode ajudar sua empresa a melhorar seus processos, desenvolver produtos mais sustentáveis e melhorar a comunicação com o mercado?

Melhore o desenvolvimento de produtos e processos através da ACV