O que é ESG e qual sua importância para a sustentabilidade?

Conceitos como ESG e economia circular se tornam mais populares e implementados por empresas dos mais variados setores. E é por isso que iniciativas sustentáveis são aplicadas com mais frequência pelas organizações, seja com a neutralização do CO2 poluente de uma empresa, seja com processos operacionais mais limpos. Mas, afinal, o que é ESG?

Com os efeitos do aquecimento global ficando mais intensos, a conscientização da sociedade como um todo impacta também o mercado. E isso exige uma mudança das empresas. O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto? Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre o que é ESG, os seus pilares e os seus benefícios.

O que é ESG?

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, algo como Ambiental, Social e Governança em português. Trata-se de um conceito em que se busca alcançar uma maior eficiência por parte das empresas dentro dessas três áreas. A ideia é não focar apenas em resultados financeiros, mas entender também as responsabilidades e os impactos de uma organização na sociedade como um todo.

Os objetivos com a definição do conceito de ESG são muitos, mas o principal deles é permitir o desenvolvimento sustentável da sociedade. Como isso pode ser colocado em prática? A partir do entendimento e da compreensão dos impactos de uma empresa em tudo o que está ao seu redor. A partir dessas melhorias, a intenção é aumentar a confiança da sociedade no mercado como um todo.

Para entender o que é ESG, nada melhor do que compreender os seus três pilares:

Ambiental

O impacto ambiental de uma empresa é um dos fatores fundamentais para os investimentos. Os cuidados e as práticas adotadas (como a redução na emissão de poluentes ou o uso consciente de recursos naturais) podem ser critérios importantes para um aporte.

Social

A preocupação da companhia com os seus parceiros, a diversidade da equipe e o relacionamento com a sociedade, por exemplo, podem ser essenciais para definir se um investimento é sustentável. Afinal, a forma como a empresa age com o seu entorno reflete diretamente em seus resultados.

Governança

A forma como a empresa se organiza internamente também tem reflexos no seu desempenho no mercado. Por isso esse critério também é relevante, indicando se a companhia atua com ética, transparência e eficiência operacional.

Quando esse conceito surgiu?

O conceito de ESG surgiu em um encontro entre instituições financeiras de vários países que teve como resultado a produção de um relatório conhecido como “Who Cares Wins”, que pode ser traduzido como Ganham Quem Se Importa. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo era criar um guia para que as empresas entendessem como investimentos nesses três pilares poderiam gerar resultados em toda a sociedade.

O que são investimentos ESG?

Quando se fala em investimentos ESG, a referência é feita às empresas e fundos de investimentos que aplicam tais práticas em seu funcionamento. Os aportes são feitos em organizações que privilegiam ações sustentáveis, limpas e éticas. Mas não apenas aquilo que está no discurso, mas sim as políticas estruturais que realmente são implementadas.

Os fundos de investimentos ESG, por exemplo, reúnem quem tem interesse em sustentabilidade e, consequentemente, as cotas e ações adquiridas são das organizações que seguem essas diretrizes em seus modelos de negócio. O investimento ainda pode ser feito por meio da compra de ações na Bolsa de Valores, buscando por empresas que também estejam de acordo com esse comportamento.

Dessa forma, é improvável que você encontre ações ESG de instituições que não respeitam os direitos trabalhistas, não seguem as regulamentações ambientais ou mesmo não têm um programa de governança corporativa.

Quais são os benefícios dos investimentos ESG?

Maior valorização por parte do mercado

Um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG) mostra que as companhias de melhor desempenho nos três critérios da ESG têm, em média, um aumento entre 3% e 19% no valor de mercado. Os impactos também são significativos na lucratividade delas e em sua performance em geral a longo prazo.

A ESG, assim, consegue reunir todos os aspectos referentes ao termo sustentabilidade, abrangendo todas as áreas. Sendo assim, mais do que um aceno ao que o mercado — e o consumidor — estão exigindo, trata-se de uma reformulação na empresa em si. Melhores práticas sociais, ambientais e gerenciais representam um cenário propício para o desenvolvimento de negócios sustentáveis.

Mais transparência e longevidade

Os investimentos ESG precisam seguir diretrizes e práticas relacionadas ao trabalho de governança e compliance. A empresa deve adaptar seus processos e métodos internos para atuar com mais transparência, por exemplo. Uma ação nesse sentido é a divulgação periódica de resultados financeiros para que investidores e o mercado tenham uma visão mais completa do que acontece.

Poder acompanhar o desempenho da empresa é um diferencial para o investidor que está sempre em busca de melhores resultados e mais segurança. Com essa maior segurança, é natural que as práticas anticorrupção indiquem uma gestão mais saudável. A tendência é que o negócio seja administrado de forma mais eficiente ao longo dos anos.

Contribuição para o meio ambiente

Saindo um pouco da questão financeira, investir em ações ESG também é uma forma de contribuir com o meio ambiente. Afinal, você está comprando parte de uma companhia que se preocupa com tais questões. Por mais que as empresas tenham grande responsabilidade no processo de mudança dos impactos ambientais, cada indivíduo também precisa lidar com os seus deveres.

Uma empresa que não se importa com questões sustentáveis, e segue aportando recursos em operações que contrariam todas essas diretrizes, também tem sua parcela de responsabilidade nos impactos causados.

Para empresas que querem seguir competitivas no mercado, a aplicação de práticas ESG é fundamental para alcançar o sucesso no longo prazo. Seja para se adaptar ao novo momento da sociedade, seja para colher todos os benefícios, esse conceito deve fazer parte da realidade de qualquer companhia.

Já esclareceu suas dúvidas sobre o que é ESG e como esse é um conceito crucial no mercado financeiro e na sociedade como um todo? Para saber mais sobre Economia Circular e avaliar o aspecto ambiental em termos de circularidade no seu portfólio de investimentos ESG, confira nossos outros artigos sobre economia circular. Para se aprofundar ainda mais no assunto e se tornar um especialistas, basta se inscrever no Upcycle Academy e ficar por dentro dos nossos conteúdos.

Siga nossas redes sociais

© 2017 Todos os direitos reservados