Upcycle Consultoria: Descubra tudo que precisa saber!

A essência da Upcycle Consultoria está em algo muito maior do que revolucionar a gestão de negócios. Se você ainda não tem noção do que a economia circular pode fazer, esse artigo é para você!

Muito se fala em sustentabilidade atualmente, mas as práticas ainda estão muito longe do ideal. É preciso ir na raiz, mudar o mindset dos gestores e acredite: isso não significa abdicar de lucros, ao contrário.

É intrigante como as técnicas sustentáveis podem ser positivas ao meio ambiente e ao mesmo tempo impulsionadoras de negócios. Ficou curioso para entender como isso funciona? Então conheça agora o nosso trabalho!

Quem é a Upcycle Consultoria?

A Upcycle é uma spin-off do Centro de Pesquisa em Economia Circular da USP, focada em acelerar a adesão às estratégias de economia circular. O projeto não nasceu por acaso e se desenvolveu após mais de 7 anos de projetos de pesquisa e consultoria.

O nosso propósito nasce de um desafio: tornar a sustentabilidade atrativa para os negócios por meio da economia circular. A iniciativa faz acontecer a competitividade e a inovação das organizações com estratégias sustentáveis e positivas ao meio ambiente.

Finalmente, identificamos que quanto maior a circularidade de um negócio, maior o valor que pode ser gerado não só para a empresa, como para a sociedade e o meio ambiente.

Afinal, o que é economia circular?

Se você ainda não conhece o conceito de economia circular, entenda que esse modelo propõe um contraponto em relação à economia tradicional que é inviável para o meio ambiente.

O modelo tradicional se baseia no trinômio extrair – produzir – descartar. Porém, esse processo é limitado, pois trabalha com recursos finitos e reduz cada vez mais o potencial de evolução dos negócios.

Já na economia circular, a proposta é girar os recursos de tal forma que eles gerem valor para o consumidor, mas possam ser continuados para novos consumos. O processo é intencional e gera uma série de vantagens para os negócios como:

●        maior efetividade das cadeias produtivas;

●        redução de desperdício;

●        valorização de marca;

●        acesso a novos mercados;

●        atendimento mais fácil à legislação ambiental;

●        atração de novos investimentos;

●        maior sustentabilidade; dentre outras.

Como a Upcycle integra a economia circular nos negócios?

A Upcycle utiliza as estratégias de economia circular para gerar um valor diferenciado aos seus clientes. Esse novo modelo tem princípios que impactam diretamente na competitividade de um negócio. Veja agora quais são.

Projetar para eliminar resíduos e impactos negativos

Atualmente, a produção gera resíduos extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Esse fluxo, não é sustentável, limita o uso de recursos no longo prazo e denigre a imagem da marca.

Com a economia circular, o negócio consegue eliminar essa geração de resíduos e com isso, impede que haja impactos prejudiciais ao meio ambiente. Para isso, o desenvolvimento de produtos e serviços precisa ser pensado com base em sustentabilidade.

Manter os produtos e materiais em uso, preservando o valor

A usabilidade dos produtos em uma economia circular funciona completamente diferente do modelo tradicional. Enquanto que na forma antiga, o usuário adquire a propriedade de um bem e usufrui por livre vontade, nessa nova forma, o consumidor terá direito apenas ao uso e pagará somente por isso, transferindo a propriedade do produto para a organização.

Ainda neste princípio, o objetivo é fazer com que a organização administre esse uso do produto de forma que o seu valor seja preservado ao longo do tempo. Isso acaba impactando não só no meio ambiente, mas também na lucratividade do negócio já que:

●        o produto terá maior durabilidade;

●        a empresa aumentará os ganhos com o mesmo produto;

●        o valor e a qualidade do produto serão mantidos para os próximos clientes.

Regenerar a natureza

Uma das melhores propostas da economia circular é a regeneração da natureza. Para o meio ambiente, esse benefício fala por si só. Já para o negócio, a produção deixa a característica de uso e descarte e assume a função de multiplicação de recursos.

Para que isso aconteça, a economia circular reduz a extração de recursos virgens para a produção e usa os poucos resíduos gerados para retornar ao processo como nutrientes.

Que modelos de negócio são aplicáveis à economia circular?

As estratégias da Upcycle Consultoria não ficam restritas ao conceito de preservação do meio ambiente. Os 5 modelos de negócio da economia circular vão além dessa proposta como veremos a partir de agora.

Produto como serviço

A proposta desse modelo é eliminar o mindset de venda de itens físicos e priorizar a comercialização por meio de oferta de serviços. Assim, o cliente não detém a propriedade do produto e apenas usufrui dele por tempo determinado.

Compartilhamento

A missão do compartilhamento é similar ao modelo de produto como serviço. A diferença está na disponibilidade que fica para um grupo de pessoas.

Recuperação de recursos

Esse modelo de negócios foca em recuperar o valor dos produtos, perdido em um processo. Por meio de reciclagem e uso em cascata em ciclo fechado ou aberto é possível aplicar processos de logística reversa e resgatar o valor do bem.

Extensão da vida útil do produto

Uma das prioridades das estratégias de economia circular é aumentar a durabilidade dos produtos. Assim, a organização consegue não só gerar mais valor para o cliente, mas estender a lucratividade do negócio.

Insumos circulares

Nesse modelo, o objetivo está em utilizar insumos que podem ser ou foram restaurados. Alguns desses exemplos são os recursos recicláveis e renováveis.

Como a Upcycle leva sucesso aos seus clientes?

Todas as estratégias de economia circular são especiais para aumentar a competitividade e o sucesso de um negócio. Logicamente que para você reformular o seu processo de produção, precisa adotar algumas medidas essenciais. Confira quais são elas e entenda como você conseguirá sucesso por meio desse novo modelo.

Fazendo um plano de transição

A teoria não deixa de ser muito importante para qualquer negócio, porém, um plano de transição deve focar essencialmente em ação e prática. De maneira geral, a reformulação trará novas competências e exigirá um esforço dos líderes para ser eficaz.

Esse plano não é simples e a Upcycle Consultoria entra como uma base fundamental para o gestor conseguir eficácia nessa transição. Nossa empresa se aprofunda no seu plano de negócios e faz a adaptação para a implementação da economia circular.

Criando um design circular

Quando um design de um produto não é circular,  tende a impactar em maior volume no meio ambiente. Dessa forma, esse processo precisa ser baseado em estratégias circulares. Nesse ponto, as práticas da Upcycle focam em gerar um valor positivo e criar um design que permita um produto:

●        melhor e mais durável;

●        modular e de fácil manutenção;

●        adequado às legislações ambientais nacionais e internacionais;

●        focado em solução eficaz para os usuários;

●        que permita restauração e regeneração do estoque de capital natural.

Apoiando nos indicadores e relatórios de sustentabilidade

Como dissemos anteriormente, o design circular impacta diretamente no ciclo de vida de um produto. Nesse sentido, a Upcycle Consultoria desenvolve Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), verifica os indicadores de circularidade e analisa os relatórios de sustentabilidade.

Os indicadores ESG precisam comprovar a Responsabilidade Socioambiental e a Governança da organização. Isso é garantido com estratégias circulares que impactam positivamente nos relatórios de sustentabilidade e atendem aos critérios estabelecidos.

Criando um mindset upcycle

Upcycle não é apenas o termo que define nossa organização. Muito além disso, é o conceito chave para uma produção compatível com o meio ambiente. E como temos um modelo atual muito agressivo, é fundamental reformular completamente o pensamento para um novo modelo de produção.

O mindset Upcycle não só altera a convicção, mas organiza, estrutura e sequencia a transição e o estabelecimento da economia circular nos negócios.

Avaliando o seu assessment

Outro ponto que é fundamental para a transição de uma organização para a economia circular é o nível de preparo e capacidade para essa mudança, não sendo um processo simples e flexível.

Ao contrário, as estratégias circulares impõem um importante nível de complexidade e aumentam o nível de rigidez das práticas para que elas sejam consideradas sustentáveis. Nesse sentido, o papel da Upcycle Consultoria é:

●        verificar e mapear a coleção de competências dos colaboradores da organização;

●        identificar a complementaridade necessária à implementação de economia circular;

●        estabelecer um guia de transição de conjunto de competências para o ideal exigido na abordagem de economia circular; dentre outras funções.

Quais os principais exemplos de implementação de uma economia circular?

É muito importante que o gestor entenda a dimensão das estratégias de upcycling. Não há dúvidas que o processo de reformulação impõe desafios, mas é inspirador conhecer alguns cases significativos de adoção. Acompanhe agora 3 dos principais.

Nature Coatings

O slogan foi “Wood waste is the NEW BLACK” ou resíduos de madeira são o novo preto em português. Essa Startup de Los Angeles representa um excelente exemplo de aplicação de estratégias de economia circular.

O objetivo é transformar resíduos de madeira em pigmentos pretos de alta performance, ou seja, conseguir gerar um valor ainda maior em um bem produzido em relação ao seu recurso original.

Representando um belo exemplo de lucratividade, o processo cria um produto com preço mais competitivo, podendo atender diversos setores da indústria como:

●        têxtil;

●        automobilístico;

●        plástico;

●        embalagens;

●        gráficas;

●        celulose.

O ponto sustentável do projeto é que ele não gera componentes tóxicos ou substâncias restritas no processo, apresentando entre 90 e 100% menos hidrocarbonetos poliaromáticos do que o normal.

Em relação ao desempenho, o produto conseguiu atributos importantes como o não desbotamento durante exposição ao sol e a manutenção da sua cor original. Tudo isso gerou a Nature Coatings dois prêmios de sustentabilidade: O National Science Foundation Awards e o programa de aceleração da iniciativa Fashion for Good.

Bundles

Na Bundles, observamos o sucesso da estratégia de ofertar um produto como serviço ao usuário. A empresa holandesa disponibiliza assinatura de bens duráveis de alta qualidade.

Uma das propostas de upcycling é aumentar a durabilidade de produtos e gerar sempre a melhor qualidade para os usuários. Nesse ponto, o aluguel tende a superar as operações de vendas e a empresa produtora passa a deter tanto a propriedade como a responsabilidade de manutenção do recurso.

Dessa forma, a estratégia da Bundles foi oferecer assinaturas a um valor mais acessível, porém, com permissão de apenas um ciclo de uso ao consumidor.

A rentabilidade é garantida a partir do desenvolvimento de um design circular que promova maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

Rede Asta

Já a Rede Asta investiu no modelo de negócios colaborativo. A ideia foi unir circularidade, inclusão social e de gênero e colaboração em torno de projetos de artesanato que transformem resíduos pós-industriais em arte.

Curiosamente, a base de produção utiliza o lixo como matéria-prima e consegue gerar uma série de produtos interessantes para o consumidor como:

●        estojos para computador;

●        bolsas a partir de sacos de cimento;

●        mochilas e ecobags a partir de banners; 

●        capas de poltronas e uniformes.

A empresa é carioca e disponibiliza uma plataforma virtual para acesso às artesãs brasileiras. Além disso, oferece treinamentos de empreendedorismo e reaproveitamento de materiais.

Esse exemplo inspirador demonstra a capacidade das estratégias de economia circular em eliminar impactos negativos ao meio ambiente, gera valor a partir de resíduos e até promover oportunidades a pessoas menos favorecidas.

Quais os nossos principais cases?

A Upcycle Consultoria trabalha para promover uma economia circular e mais sustentável. Temos diversos clientes e parceiros importantes no mercado que já experimentam nossas estratégias e colhem resultados. Entre os principais destacamos:

Além disso, o nosso trabalho já encontra espaço em canais importantes da mídia nacional e da internet. A Upcycle Consultoria já aparece no Valor Econômico, na Ace Startups e na revista Exame.

Ótimo, o artigo está terminando, mas o seu desafio está apenas começando. E então, está com coragem para revolucionar o seu negócio? Está com ousadia para transformar os seus processos?

O mindset está na antecipação do processo. Muitos que revolucionam hoje, se tornam os líderes do amanhã. E você? Tem planos para ser liderado ou liderar o seu ramo de negócios?

Se você está disposto a dar esse grande passo, entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito!

Siga nossas redes sociais

© 2017 Todos os direitos reservados