O que é Economia Circular?

A economia circular é um contraponto ao atual modelo econômico que conhecemos, que é tipicamente linear. Vivemos em um mundo com recursos finitos, e o atual modelo econômico “extrair-produzir-descartar” não faz mais sentido. 

Em uma economia circular, os materiais e recursos circulam de tal forma à atender as necessidades e demandas da sociedade. Neste novo modelo, os negócios geram impacto positivo, uma vez que regeneram a natureza e restauram os recursos. Tudo isso de forma intencional e por design.

As oportunidades e vantagens para as empresas são as mais variadas. Maior efetividade das cadeias produtivas, redução de desperdício, valorização da marca, acesso a novos mercados, maior facilidade para atender a legislação e atração de novos investimentos. Isso sem considerar os benefícios em sustentabilidade.

Economia Circular e seus princípios

A economia circular tem como base três princípios:

1. Projetar para eliminar resíduos e impactos negativos, assim os resíduos e impactos deixam de existir, pois os produtos são pensados e desenvolvidos dessa forma.

2. Manter os produtos e materiais em uso, preservando o valor, através das estratégias de circularidade e modelos de negócio que incentivem este princípio.

3. Regenerar a natureza, uma vez que todo o sistema foi projetado para aproveitar ao máximo os materiais, reduzindo a extração de recursos virgens e os resíduos retornam como nutrientes.

Essas são as regras do jogo em uma economia circular. E isso se aplica em diversas situações: na inovação e desenvolvimento de novos negócios, no design de produtos, na gestão de fornecedores e operações. Isso significa que, intencionalmente, as empresas precisam rever a forma como fazem negócio.

Os projetos precisam incluir o pensamento sistêmico com foco em eliminar a geração de resíduos. Os produtos precisam ter maior durabilidade e serem projetados para retornar. E sempre que possível, utilizar fontes de energia renováveis, materiais biodegradáveis e não tóxicos.

As estratégias circulares

Um conceito chave para fazer funcionar a economia circular é o conceito de valor. As estratégias circulares colocam em prática os princípios, mas elas só se sustentam se recuperam o geram mais valor.

Um exemplo é a estratégia de upcycling que originou nosso nome (Upcycle). Upcycling é uma estratégia que recupera valor dos materiais e produtos, e em muitos casos capturam novos valores, a ponto que o valor do produto é superior ao valor original.

O diagrama de economia circular, elaborado pela Fundação Ellen MacArthur, ilustra as diversas estratégias em economia circular. Cada loop, ou ciclo reverso, é uma oportunidade de recuperar valor e gerar benefícios em sustentabilidade. Quanto menor o loop, mais valor é mantido ou recuperado, e mais interessante é a oportunidade.

O diagrama possui dois ciclos: o ciclo técnico, onde circulam os materiais e restauramos os produtos; e o ciclo biológico, onde ocorre o consumo e regeneração de recursos biológicos.

Economia Circular

Diagrama de Economia Circular. Fonte: Ellen MacArthur Foundation.

Colocar em prática essa nova abordagem requer quebras de paradigmas e um novo mindset. Entender os conceitos é o primeiro passo. Entretanto, a transição para a nova economia requer muita ação e prática, e o desenvolvimento de novas competências.

Confira nossas dicas para começar e implementar projetos de economia circular e 10 práticas que podem alavancar seus resultados.