Conheça as normas da ISO sobre economia circular

As normas ISO para economia circular são o grande balizador do tema. Para que haja uma adoção massiva e unitária das organizações, é preciso que existam documentos guias. Essas normas servem para dar as diretrizes corretas a respeito de como implantar esse novo modelo de economia com sucesso.

Este artigo fala melhor a respeito. Ao ler o texto, você entenderá como essas normas funcionam, quais são os documentos desenvolvidos no momento e como a Upcycle faz parte de todo esse processo.

Siga em frente e aproveite a leitura!

O que é a norma ISO para economia circular?

O conceito tradicional de consumir já não deve ser uma realidade a ser praticada pelas empresas devido a agressão que se faz ao meio ambiente. O ciclo de consumir e simplesmente descartar pode causar mal a toda a sociedade, ainda que não seja percebida em um primeiro momento.

Dessa forma, a International Organization for Standardization produz normativas a fim de regulamentar a implantação da economia circular, um novo tipo de consumo no qual a cadeia produtiva é formada de uma maneira mais sustentável. Isso favorece o meio ambiente e a relação do ser humano com este.

Que normas são importantes para o conceito de economia circular?

As três principais normas que estão em desenvolvimento pela Organização Internacional de Normalização ― ISO ― estão descritas a seguir. Foi criado um comitê de desenvolvimento para organizar um trabalho dedicado e o produto de todo esse esforço são os documentos descritos abaixo. 

ISO 59004

Essa norma é denominada “Framework and Principles for Implemantation”. Ela diz respeito à estrutura inicial que uma organização deve ter para implementar a economia circular. Além disso, versa também sobre os princípios a serem adotados para efetuar a implementação do conceito na companhia.

ISO 59010

Já a ISO 59010 é a “Guidelines on Business Models and Value Chains”. Seu propósito está relacionado a elencar as diretrizes necessárias a um modelo de negócios para a adoção da economia circular. Adicionalmente, fala também sobre as cadeias de valor envolvidas em um negócio.

ISO 59020

Por fim, existe também a ISO 59020, que tem o nome de “Measuring Circularity Framework”. Ela fala sobre aspectos quantitativos de uma economia circular e indica qual deve ser a estrutura necessária para que se faça uma mensuração a respeito da circularidade de uma organização atuante na modalidade de economia circular.

Como a Upcycle faz parte desse processo?

A Upcycle tem um grande papel em todo a estruturação desse processo e na condução de empresas que queiram adotar a economia circular. Para se ter ideia dessa atuação, no caso da elaboração dos documentos, temos participação integrando o comitê organizador das normas.

Já em relação ao mercado, sua presença se dá prestando serviços de consultoria e de mentoria. Para tanto, ajudamos diversas organizações na elaboração de um plano de transição para o modelo de economia circular. Elaboramos indicadores e relatórios de acompanhamento e ajuda na mudança de mindset dos colaboradores da organização.

A elaboração de normas ISO para economia circular é de fundamental importância para alcançar a adoção em massa das empresas a esse novo conceito. Trata-se de relacionar-se melhor com o meio ambiente, favorecendo todos que estão incluídos na cadeia produtiva. Contar com o suporte de uma empresa especializada nesse processo faz toda a diferença para aumentar as chances de sucesso.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e deixe seu comentário a respeito do artigo nos indicando seu pensamento a respeito do tema!

Siga nossas redes sociais

© 2017 Todos os direitos reservados